Crash Bandicoot é um dos personagens mais emblemáticos da história dos videogames. Desenvolvido pela Naughty Dog em 1996, este simpático marsupial foi o protagonista de sua própria saga de jogos, que conquistaram uma legião de fãs em todo o mundo. Neste artigo, vamos conhecer todos os jogos de Crash Bandicoot, desde o clássico até as últimas versões lançadas para os consoles de última geração. Vamos lá?

Crash Bandicoot (1996)

O primeiro jogo do Crash Bandicoot foi lançado em 1996 para a primeira geração do PlayStation. Desenvolvido pela Naughty Dog, o jogo foi uma verdadeira revolução na época, pois apresentava gráficos em 3D de alta qualidade, mecânicas de jogabilidade inovadoras e um protagonista carismático que logo caiu no gosto dos jogadores. Em Crash Bandicoot, o objetivo era ajudar o personagem a percorrer diversas fases, coletar frutas e derrotar seus inimigos.

Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back (1997)

Um ano depois do lançamento do primeiro jogo, a Naughty Dog lançou a sequência de Crash Bandicoot. Em Cortex Strikes Back, o vilão Dr. Neo Cortex retorna para criar uma nova arma para destruir o mundo, e cabe a Crash detê-lo. O jogo trouxe mais personagens, fases maiores e níveis mais difíceis, além de melhorias na jogabilidade e nos gráficos.

Crash Bandicoot 3: Warped (1998)

Em 1998, foi lançado Warped, o terceiro jogo da série Crash Bandicoot. Neste jogo, o vilão Dr. Neo Cortex é novamente o principal antagonista, mas desta vez ele se une a uma nova personagem chamada Uka Uka, irmão malvado de Aku Aku. Warped apresentou novos elementos de jogabilidade, como a possibilidade de controlar alguns veículos e jogar com diferentes personagens, como Coco, a irmã gêmea de Crash.

Crash Team Racing (1999)

Em 1999, Crash Bandicoot ganhou seu primeiro jogo de corrida: Crash Team Racing. O jogo foi desenvolvido pela Naughty Dog em parceria com a Sony Interactive Entertainment, e foi visto como uma resposta ao sucesso de Mario Kart, da Nintendo. Em Crash Team Racing, até quatro jogadores podem competir em uma série de pistas, com personagens da série Crash Bandicoot.

Crash Bash (2000)

Lançado em 2000, Crash Bash foi um jogo de festa que apresentava diversos minijogos para serem jogados por até quatro jogadores. O jogo foi desenvolvido pela Eurocom e distribuído pela Sony Computer Entertainment. Com arenas variadas e modos novos de jogo, como o modo Batalha de Tanques e o modo Quebra-Cabeça, Crash Bash pretendia trazer diversidade à dinâmica já conhecida da série.

Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex (2001)

Em 2001, a série Crash Bandicoot deu um salto para a próxima geração de consoles com The Wrath of Cortex. O jogo foi lançado para PlayStation 2, GameCube e Xbox, e trouxe novos elementos de jogabilidade, como a habilidade de controlar um robô gigante e um avião. No entanto, muitos fãs criticaram o jogo por ser muito parecido com as versões anteriores.

Crash Nitro Kart (2003)

Dois anos depois do lançamento de The Wrath of Cortex, Crash Bandicoot teve mais um jogo de corrida lançado: Crash Nitro Kart. Desenvolvido pela Vicarious Visions, o jogo foi visto como um sucessor espiritual de Crash Team Racing, e apresentava novos personagens e pistas para que os jogadores pudessem desfrutar.

Crash Twinsanity (2004)

Em 2004, Crash Twinsanity foi lançado para PlayStation 2 e Xbox. O jogo foi desenvolvido pela Traveller's Tales e apresentava uma nova fórmula de jogabilidade, combinando momentos de plataforma com inovações de jogabilidade, como uma seção em que Crash e seu rival Dr. Neo Cortex atiravam um no outro como bolas de tênis.

Crash Tag Team Racing (2005)

Crash Tag Team Racing era um jogo de corrida lançado em 2005, que fazia com que os jogadores combinassem veículos para superar obstáculos e desafiar outros pilotos em corridas desafiadoras.

Crash of the Titans (2007)

Em 2007, foi lançado o jogo Crash of the Titans, com uma abordagem radicalmente diferente em relação aos jogos anteriores de Crash Bandicoot. O jogo foi desenvolvido pela Radical Entertainment e apresentava um sistema de luta inovador, onde Crash podia tomar controle dos inimigos que derrotava e usar seus poderes para avançar nas fases.

Crash: Mind over Mutant (2008)

Em 2008, Crash Bandicoot retornou com Mind over Mutant. O jogo apresentava novos personagens e uma jogabilidade aprimorada, mas muitos jogadores o viram como mais um capítulo na série sem muitas novidades em relação aos anteriores.

Crash Bandicoot N. Sane Trilogy (2017)

Em 2017, a série de jogos do Crash Bandicoot teve um relançamento com gráficos remasterizados em alta definição. A Trilogia N. Sane contou com os três primeiros jogos da série Crash Bandicoot (Crash Bandicoot, Cortex Strikes Back e Warped) e foi lançada para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Crash Team Racing Nitro-Fueled (2019)

Em 2019, foi lançado um remake do sucesso dos anos 90, Crash Team Racing. O jogo foi redesignado e remasterizado gráfica e sonoramente, trazendo de volta o sucesso de antigos modos de jogo e a possibilidade de novos pilotos.

Conclusão

Ao longo de sua história, a série de jogos do Crash Bandicoot teve muitos altos e baixos. No entanto, o universo do personagem e seus amigos ainda cativam muitos jogadores em todo o mundo. E aí, qual é o seu jogo favorito da série de Crash Bandicoot? Deixe sua opinião nos comentários!